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Como seria se estar no trabalho fosse tão agradável como tomar uma taça de vinho ao final do dia!…

Como seria se estar no trabalho fosse tão agradável como tomar uma taça de vinho ao final do dia!…

A comunicação é uma das habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. Os seres humanos, como seres sociais, buscam continuamente relacionar-se com os outros e nesse processo, a comunicação representa a base para compreender e colocar-se no lugar do outro. 

No ambiente corporativo, a comunicação é crucial na medida em que permite o engajamento e alinhamento da equipa. No âmbito do investimento no seu capital humano, a Infopel conduziu uma formação aos seus colaboradores sobre comunicação interna no mês de Julho, com o objectivo de ampliar os conhecimentos dos seus colaboradores sobre a matéria, bem como melhorar as interacções entre os colaboradores da empresa e os seus clientes.

Estudos revelam que a comunicação traz muitos benefícios no ambiente laboral. É através da comunicação que é possível fazer o alinhamento estratégico, o que permite com que cada colaborador conheça a visão, missão e os valores da empresa e fazendo com que os colaboradores estejam conscientes sobre os objectivos da empresa e onde a mesma pretende chegar. Colaboradores que conhecem o propósito da empresa tendem a dar o melhor de si, pois reconhecem a importância das suas acções para o crescimento da empresa.

Fala-se que “o trabalho é a nossa segunda casa”. Este pressuposto justifica-se pelo facto deste lugar ser o espaço onde se passa mais tempo, até mesmo no famoso “home office”, que se tornou ainda mais presente depois da pandemia.  Tal como deve ocorrer numa casa, quanto mais comunicativas e alinhadas forem as equipas de trabalho, mais chances terão de cumprir metas e, consequentemente, os objectivos propostos. O inverso disso, pode trazer resultados catastróficos.

A Infopel concentrou a formação na comunicação interna, que consiste fundamentalmente na transmissão e partilha de toda informação estratégica e crucial no contexto laboral. Foi possível perceber com exemplos do dia-a-dia, que a comunicação interna melhora de forma significativa o clima organizacional (percepções, sentimentos e opiniões que os colaboradores têm sobre a empresa) e o engajamento dos colaboradores; aumenta de igual modo a produtividade, reduz o turnover (rotatividade de colaboradores) e melhora a imagem da empresa. Pode-se dizer que é como matar dois coelhos numa cajadada só!

Imagine que a comunicação interna é o combustível para catapultar a empresa

Com a correria do quotidiano, o ambiente laboral torna-se robótico com muita facilidade, nota-se desligamento entre colaboradores, clientes e até com o mercado. Daí a necessidade de se executar uma série de acções com vista a eliminar ruídos na comunicação. Para tal, é fundamental definir claramente os canais pelos quais a comunicação deverá fluir no ambiente de trabalho. Assim, evita-se o dito pelo não dito.

Uma outra acção significativa, é investir na comunicação interna inserindo este tópico de forma regular na empresa de modo a elevar o fluxo de conexões e conseguir que sejam criadas sinergias mais duradouras. 

A globalização trouxe flexibilidade e optimização de serviços para várias empresas e, ao mesmo tempo, propensão a problemas emocionais e distanciamento social por parte da massa laboral. Por isso, é importante que o ambiente de trabalho seja favorável, baseado numa cultura de feedback, honestidade e assertividade. Com a formação levada a cabo, os colaboradores da empresa ficaram mais conscientes sobre a importância de comunicar-se de forma assertiva no âmbito do exercício das suas actividades.

Outrossim, comprometeram-se em treinar as suas habilidades de fio a pavio com vista a aprimorar a comunicação na empresa e para a empresa.

Por: Télio Maheme e Milda Come

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