A comunicação é uma das habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. Os seres humanos, como seres sociais, buscam continuamente relacionar-se com os outros e nesse processo, a comunicação representa a base para compreender e colocar-se no lugar do outro.
No ambiente corporativo, a comunicação é crucial na medida em que permite o engajamento e alinhamento da equipa. No âmbito do investimento no seu capital humano, a Infopel conduziu uma formação aos seus colaboradores sobre comunicação interna no mês de Julho, com o objectivo de ampliar os conhecimentos dos seus colaboradores sobre a matéria, bem como melhorar as interacções entre os colaboradores da empresa e os seus clientes.
Estudos revelam que a comunicação traz muitos benefícios no ambiente laboral. É através da comunicação que é possível fazer o alinhamento estratégico, o que permite com que cada colaborador conheça a visão, missão e os valores da empresa e fazendo com que os colaboradores estejam conscientes sobre os objectivos da empresa e onde a mesma pretende chegar. Colaboradores que conhecem o propósito da empresa tendem a dar o melhor de si, pois reconhecem a importância das suas acções para o crescimento da empresa.
Fala-se que “o trabalho é a nossa segunda casa”. Este pressuposto justifica-se pelo facto deste lugar ser o espaço onde se passa mais tempo, até mesmo no famoso “home office”, que se tornou ainda mais presente depois da pandemia. Tal como deve ocorrer numa casa, quanto mais comunicativas e alinhadas forem as equipas de trabalho, mais chances terão de cumprir metas e, consequentemente, os objectivos propostos. O inverso disso, pode trazer resultados catastróficos.
A Infopel concentrou a formação na comunicação interna, que consiste fundamentalmente na transmissão e partilha de toda informação estratégica e crucial no contexto laboral. Foi possível perceber com exemplos do dia-a-dia, que a comunicação interna melhora de forma significativa o clima organizacional (percepções, sentimentos e opiniões que os colaboradores têm sobre a empresa) e o engajamento dos colaboradores; aumenta de igual modo a produtividade, reduz o turnover (rotatividade de colaboradores) e melhora a imagem da empresa. Pode-se dizer que é como matar dois coelhos numa cajadada só!
Imagine que a comunicação interna é o combustível para catapultar a empresa
Com a correria do quotidiano, o ambiente laboral torna-se robótico com muita facilidade, nota-se desligamento entre colaboradores, clientes e até com o mercado. Daí a necessidade de se executar uma série de acções com vista a eliminar ruídos na comunicação. Para tal, é fundamental definir claramente os canais pelos quais a comunicação deverá fluir no ambiente de trabalho. Assim, evita-se o dito pelo não dito.
Uma outra acção significativa, é investir na comunicação interna inserindo este tópico de forma regular na empresa de modo a elevar o fluxo de conexões e conseguir que sejam criadas sinergias mais duradouras.
A globalização trouxe flexibilidade e optimização de serviços para várias empresas e, ao mesmo tempo, propensão a problemas emocionais e distanciamento social por parte da massa laboral. Por isso, é importante que o ambiente de trabalho seja favorável, baseado numa cultura de feedback, honestidade e assertividade. Com a formação levada a cabo, os colaboradores da empresa ficaram mais conscientes sobre a importância de comunicar-se de forma assertiva no âmbito do exercício das suas actividades.
Outrossim, comprometeram-se em treinar as suas habilidades de fio a pavio com vista a aprimorar a comunicação na empresa e para a empresa.
Por: Télio Maheme e Milda Come